Por Daiane Catuzzo
Ser empresário em um ambiente de tantas incertezas é desafiador. Por isso, ter uma empresa em que a gestão esteja alinhada e organizada é fundamental – assim será mais fácil analisar qualquer sinal que impeça de se ter o lucro desejado. Afinal, uma empresa é criada para gerar resultados positivos aos seus sócios.
Mas o que é uma gestão organizada? Antes de falarmos de organização, precisamos compreender do que se trata a gestão. Uma empresa geralmente é composta por cinco áreas: Finanças, Marketing, Comercial, Produção e Pessoas. É como se elas formassem uma engrenagem, que para funcionar bem precisa ter um ajuste perfeito (ou o mais perfeito possível). Daí a importância da organização e do sincronismo delas, independentemente do segmento de atuação.
Cada área é responsável por trazer algum tipo de resultado para a empresa. Por conta disso, podemos resumir da seguinte forma:
Finanças: responsável por mostrar aos sócios os resultados numéricos de toda a operação, se a empresa está dando lucro ou prejuízo, além de buscar as melhores alternativas para que o capital seja melhor remunerado.
Marketing: tem o papel de aproximar a empresa de seus clientes e de seus consumidores, estudar comportamentos, despertar o desejo de consumo. Podemos dizer que ele prepara o terreno para que o comercial finalize a venda.
Comercial: irá efetivamente colocar dinheiro para dentro da empresa. É a área responsável por fazer o relacionamento com o cliente, pelo fechamento das vendas, por gerar faturamento para a empresa.
Produção/operação: é onde “as coisas acontecem”. A produção está muito relacionada aos processos de fabricação, ou seja, a indústria. Porém, nas áreas de comércio e serviços as operações também acontecem, de acordo com suas particularidades. Assim, pode-se dizer que é nessa área que a indústria fabrica seus produtos, o prestador de serviços elabora e entrega seus serviços e o comércio gerencia sua forma de venda (loja, e-commerce, etc).
Pessoas: é responsável pelo desenvolvimento dos colaboradores da organização, para que atinjam os melhores resultados e possam fazer com que a engrenagem da gestão gire de forma ajustada e gere resultados tanto para a empresa, quanto para o cliente atendido por ela. Pessoas são a chave para o sucesso ou fracasso de toda organização.
E para que 2019 seja um ano de resultados espetaculares, preparei cinco dicas para que sua empresa esteja organizada e maximize seus esforços para gerar lucro:
INVISTA EM PLANEJAMENTO: antes de mais nada é preciso planejar, saber para onde se quer ir. Assim será possível alinhar com todas as áreas e seus colaboradores as ações que precisam ser feitas para que os resultados ocorram. Em resumo, todos estarão olhando para o mesmo foco, maximizando seus esforços em prol de um resultado desejado;
CONTROLE AS FINANÇAS: ter uma boa gestão financeira da empresa é primordial, ela é a base de sustentação do seu negócio. Tenha e gerencie o seu fluxo de caixa e acompanhe o seu Demonstrativo de Resultados (DRE), eles irão trazer as principais informações sobre a saúde financeira da sua empresa;
FORÇA DE VENDAS: tenha uma equipe de venda efetivamente qualificada, preparada para entender o que o seu cliente deseja, que foque no relacionamento e trate a venda como uma consequência. Hoje, o cliente busca empresas com a qual se identifica, que compreendam os seus desejos. Por isso, o relacionamento é crucial.
FOQUE NAS PESSOAS: a diferenciação do seu negócio não está nas máquinas ou na tecnologia, mas sim nas pessoas que fazem parte da empresa. Por isso, treine seus colaboradores, estimule uma comunicação transparente e direta, abra espaço para que todos possam interagir. Lembre-se: as pessoas são a interface com seu cliente. Um mau atendimento pode custar muito caro para sua organização.
TENHA PROCESSOS DEFINIDOS: para que sua estratégia dê resultados, é preciso que as pessoas e os processos estejam alinhados. Por isso é importante definir e mapear os processos da organização, pois com uma análise detalhada pode-se obter resultados surpreendentes. Como mais agilidade, menos custos, redução de tempo e desperdício, entre outros.
Ter uma empresa organizada não é fácil, exige dedicação e empenho de todos. Porém, se não houver o primeiro passo, dificilmente haverá alguma mudança na sua empresa. Espero que as dicas sejam úteis e que você consiga melhorar a gestão e atingir os resultados esperados.