Na tarde de 10 de Maio o consultor da Aliar Alexandre Dal Pai Tessari, abordou o tema: Sinais de transformações e seus impactos no mercado consumidor, durante o 3º Workshop da Qualidade, para empresários nas dependências da Câmara de Industria e Comércio – CIC em Caxias do Sul.
A palestra destacou a importância de exercitarmos um olhar global ao desenvolvermos nossas estratégias empresariais. Em tempos onde a palavra inovação está em voga, na maior parte das vezes, ela vem associada ao desenvolvimento de novos produtos ou à tecnologia. Entretanto, apesar de também importantes, a inovação vai muito além disso. Foi destacado a importância de observar, identificar, e interpretar, de maneira continua, sinais de comportamento, mercadológicos, e tecnológicos. Assim, é possível identificar o surgimento de tendencias, que podem gerar importantes insights para inovações corporativas.
As empresas devem ter a clareza de que a inovação pode ser trabalhada em diversas dimensões. Por exemplo: novas formas de relacionamento com cliente, experiencias diferenciadas, nichos de mercado, distribuição e presença, marca, entre outros. Alexandre apresentou a ferramenta de diagnóstico “Radar de Inovação” com diversos exemplos, ilustrando de maneira prática doze dimensões onde as empresas podem buscar inovar.