Profissionais que atuam como consultores, facilitadores e coaches se surpreenderam com as palestras e a interação do evento.
Um encontro que propiciou reunir expertises diferentes e contribuiu para trocas enriquecedoras. Esse foi o 3º Meeting de Consultores, realizado no dia 30 de setembro, sexta-feira, das 8h30min às 16h30min, no San Carlo Eventos, em Caxias do Sul. Com o tema “Conectar para Transformar”, a diretora da Aliar, Rosani Coelho, abriu o evento conduzindo a atividade de apresentação dos participantes, em que foi utilizado o quebra-cabeças, especialmente criado para o evento,
Logo após, a atividade “Diálogos Colaborativos: conhecimento e Experiências” oportunizou aos participantes colocar em prática a “Bússola de Valor Aliar”, ferramenta gratuita criada pela Aliar, para que os profissionais possam visualizar novas oportunidades, ampliando a oferta de produtos e serviços. O compartilhamento desta construção foi realizado com a apresentação de cada grupo, onde todos puderam interagir. A product marketing da empresa Resultados Digitais, Giovana Rebellatto, apresentou a palestra “Tendências do Marketing Digital – Ampliando negócios através da internet”. Ela lembrou que crescer pela publicidade era uma porta fechada a pequenas empresas por exigir investimentos em propaganda e hoje os pequenos negócios tem acesso à divulgação de suas marcas com as estratégias que envolvem a internet. Assim, o consultor começava buscando parcerias e indicação com acesso a informações escassas. O Marketing era fazer a fumaça e o vendedor que entrava em campo. Hoje o departamento de Marketing é responsável por grande parte da jornada da venda. Usando o site é possível captar clientes encontrando através de busca no Google. “Você só vai ser encontrado se estiver entregando conteúdo relevante para o cliente que está buscando”, aconselhou Giovana.
O “Conexão Consultoria Internacional e Case Aliar Integração de Negócios” cativou a todos pela riqueza da experiência dos participantes. Daiane e Rosani contaram sobre a experiência da Aliar com a internacionalização, que as levou a escolher o Passarela de Negócios para iniciar o processo no Peru. Foi mostrado um vídeo também do professor e consultor italiano, Nicola Minervini, abordando as oportunidades e desafios da consultoria em mercados internacionais. Após, o consultor argentino Maximiliano Mauvencin, participou do painel através do Skype, diretamente de Córdoba, mostrando que não há distâncias no mundo de hoje e sim, muitas oportunidades. Para ele, que trabalha em consultoria de negócios desde 2001 e é consultor da OEA e do Banco Interamericano, empresas argentinas e sul-americanas, a consultoria é uma situação muito particular. “A realidade atual dos nossos países requer forte compromisso dos consultores, principalmente, porque é preciso muita responsabilidade. Vive-se uma situação de crise institucional que reflete em crise de confiança em nossos clientes”, disse. O papel do consultor, segundo ele, é colocar o cliente no jogo, dizer como jogar, mas são eles que devem atingir os objetivos e tomar as decisões, a partir das alternativas apresentadas pelo consultor.
À tarde, o “Papo de Empresário: a consultoria na visão da empresa” reuniu Eduardo Cervelin, Gerente Geral da PCP Produtos, André Rossetti, Diretor de Atendimento e Relacionamento TOTVS, e Alex Xavier Bortolini, Gestor Comercial e Administrativo da Tudo em Grãos, com mediação de Daiane Catuzzo. Para o administrador da Tudo em Grãos Alex, a consultoria é necessária para alavancar os negócios.”Quando surgiu a oportunidade, buscamos nomes de referência e foi fundamental”, contou. Já André, da TOTVS, ressaltou que, atualmente, é ainda mais importante ter um conjunto de especialistas porque a complexidade dos negócios aumentou. “É importante que o consultor não busque cobrir várias áreas, mas que busque parceiros de confiança”, recomendou. Segundo Eduardo da PCP Produtos, ter pessoas de fora enxergando oportunidades de mercado ajuda muito. “O olhar é para o futuro, é uma evolução natural que ajuda a tomar decisões inteligentes”, defendeu.
A economista Patrícia Palermo trouxe as perspectivas sobre a conjuntura econômica com uma metodologia descomplicada que cativou a todos. Ela fez um breve histórico sobre a economia brasileira nos últimos anos e disse que a crise é real porque chegou à casa dos brasileiros. “Hoje são 11,8 milhões de desempregados, as coisas estão mais caras e nós estamos mais pobres: as pessoas sentem no dia a dia”, disse. Para ela, o desafio é baixar juros para aumentar o investimento na economia, incrementando com empregos. Portanto, a recuperação será lenta e gradual. Recomendou que o mais importante é manter os clientes atuais e pensar no longo prazo. Além disso, é preciso propiciar experiências positivas para os clientes e ter cuidado redobrado com fluxo de caixa, estoques e inadimplência.
O evento foi encerrado com o lançamento do Inspiramente e uma confraternização entre os participantes. O Inspiramente é um projeto criado para consultores e facilitadores com o objetivo de qualificar o mercado da consultoria, dando mais segurança para a atuação nas empresas e no atendimento às necessidades particulares de cada uma. A 3ª edição do Meeting de Consultores foi uma promoção da Aliar Integração de Negócios, com o patrocínio da Câmara de Dirigentes Lojistas de Caxias do Sul (CDL) e Punto Design Criativo, com o apoio da Oficina do Puzzle e Vinícola Zanella.