A Sigla ISO – International Organization for Stardization, significa em nossa língua, Organização Internacional de Normalização. Fora fundada em 23 de fevereiro de 1947 em Genebra na Suíça, com o intuito de aprovar normas internacionais em todos os campos técnicos. Atualmente está presente em cerca de 162 países.
Se tratando especificamente da família de normas ISO 9000, sua primeira versão certificável foi publicada em 1987, influenciada por normas de defesa miliar, cujo principal objetivo era melhorar o fornecimento de armamentos, tornando-os mais confiáveis para utilização na indústria da guerra.
A segunda versão da norma certificável foi publicada em 1994, sendo intitulada como ISO 9001:1994. Esta versão tinha o intuito de introduzir o conceito “garantia da qualidade”, onde as empresas deveriam definir no mínimo 20 procedimentos documentados. O excesso de documentação acabou sendo a marca desta versão, a qual fora criticada por muitos por produzir excesso de “papel” no sistema organizacional.
A terceira versão da norma certificável foi publicada em 2000. Caracterizando-se pela obrigatoriedade do envolvimento da Alta Direção, a inclusão da abordagem de processos, o foco no cliente e a necessidade da busca de melhoria contínua através de indicadores de desempenho.
E por fim, a quarta e atual versão, a ISO 9001:2008, teve pequenas alterações em relação a anterior, dentre as principais mudanças podemos destacar a alteração de seus conceitos para facilitar a tradução nos mais diversos países, além de maior compatibilidade com a norma ISO 14001.
Está prevista para setembro de 2015 a publicação da quinta versão, onde deverão ser incorporadas disciplinas de Gestão de Riscos, Gestão Estratégica e Foco nas Partes Interessadas.
Diante deste histórico é comum as organizações se perguntarem os benefícios que a ISO poderá trazer, assim listamos algumas vantagens:
Maior Organização Interna: as informações passam a fluir de um setor para outro ordenadamente. Os problemas que travam a organização passam a ser identificados, tratados e até mesmo eliminados.
Melhor Desempenho do Negócio: ajuda os gestores a elevar o desempenho da organização, já que as atividades chave da organização passam a ser monitoradas e os resultados aparecem em curto, médio e longo prazo. Melhor Desempenho Comercial: a certificação ISO 9001 aliada ao marketing alavanca a reputação da marca, pois demonstra que a organização é comprometida com padrões internacionais reconhecidos e com a melhoria contínua. Economia e Redução do Desperdício: com o gerenciamento de materiais, a eficácia da produção pode ser destacada, trazendo benefícios financeiros. Aumenta a Satisfação dos Clientes: a norma ISO 9001 tem um requisito destinado à satisfação do cliente, assegurando que as necessidades dos clientes sejam consideradas e atendidas. Maior Controle do Negócio pela Direção e Acionistas: a norma propõe que a organização se antecipe aos problemas ocorridos nos processos, antes que o problema ocorra efetivamente. Isso permite que a alta direção tenha uma visão prévia de possíveis falhas e melhorias a serem atingidas. Assim, podemos dizer que a implantação da ISO trará vantagens competitivas para sua empresa, que irão melhorar sua performance de vendas e gestão.