img img img img

Em uma época que se fala tanto de colaboração, porque é tão difícil fechar parcerias?

por Daiane Catuzzo

Hoje a colaboração está em voga, basta abrir qualquer blog relacionado a negócios, ouvir palestras, todos abordam o tema. Mesmo não sendo nenhuma novidade, já que ela é praticada à milhares de anos, talvez até com mais eficiência do que as práticas que vemos hoje.

O que efetivamente mudou é a velocidade com que as coisas acontecem, e com isso as práticas do mercado. O que se percebe é um mercado cada vez mais competitivo, disruptivo e profissionais querendo buscar seu lugar ao sol, com isso o discurso, em muitos casos, fica longe da prática.

A colaboração é fundamental para os negócios, mas é preciso se perguntar até que ponto existem efetivamente estas parcerias? Porque os discursos são muito bem feitos e parece que tudo funciona, mas na prática nada acontece?

Observando os comportamentos da sociedade percebe-se que o individualismo ainda impera na cultura empresarial, cada um vê apenas o que acredita ser interessante e o que vai trazer lucros aos seu negócios, a visão do coletivo é ignorada. O que podemos ver em pequenos gestos do dia a dia, como não atravessar a rua na faixa de pedestre ou motoristas que não param para os pedestres passarem na faixa. Sim, exemplos banais, mas que refletem o comportamento humano tanto no ambiente social, quanto no ambiente empresarial.

São em pequenas atitudes que podemos ver os reais comportamentos das pessoas. Fazer uma reflexão sobre suas parcerias de negócios, pode te trazer conclusões interessantes, espero que seja uma grata surpresa.

Pergunte-se: Quantos parceiros possuo na minha empresa? Quantos deles me trouxeram alguma vantagem competitiva? Quantos estão dispostos a abrir mão de algo pelo coletivo? Quantos posso contar em qualquer hora? Quantos estão dispostos a dividir os riscos comigo?

Analise suas respostas, quais dos parceiros aparece com maior frequência, estes são os que efetivamente estão dispostos a colaborar e são pessoas para manter próximas ao seu negócio. E os demais, o que faço? Avalie lembre-se: tenha junto à você e seu negócios apenas parcerias que valem a pena, que irão somar, que abracem contigo os projetos traçados.