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MEGATENDÊNCIAS E DISRUPÇÃO – O que esperar do futuro dos negócios?

O mundo está mudando rapidamente e a disrupção remodela os modelos de negócios. Entender estas mudanças é estar um passo a frente de um futuro incerto, repleto de desafios e oportunidades.

Nos próximos 30 anos muita coisa irá mudar: seremos 9 bilhões de habitantes, mais de 80% vivendo nas cidades. A complexidade estará presente em ambientes cada vez mais dinâmicos e incertos. Serão necessários novos conhecimentos, novas maneiras de fazer, abrir novas fronteiras em nossas mentes e ações.

Um grande conjunto de tendências transformará a nossa sociedade e irá moldar o nosso futuro. Conhecê-las e compreendê-las, avaliar de que forma se combinam para influenciar o fluxo dos acontecimentos, trará mais flexibilidade, agilidade, criatividade e inovação aos negócios.

Democratização e empoderamento do cliente

O poder de decisão e influência das pessoas aumentou, desconstruindo modelos de autoridade convencionais. Agora elas participam cada vez mais das decisões das marcas.

Desenvolvimento tecnológico

Novas tecnologias transformam hábitos e criam oportunidades, estimulam novos negócios e diferentes formas de comunicação.

Aceleração e complexidade

A mudança é muito rápida e é um desafio para as empresas posicionarem seus produtos para segmentos da população cada vez mais fluidos.

A percepção é que tudo acontece com maior rapidez e a realidade se torna mais complexa. Renovação e inovação acontecem em todas as partes.

Sociedade conectada (em rede)

Estamos todos conectados. Consumidores se conectam às marcase a outros consumidores sem intermediários. Todos são potenciais influenciadores compartilhando conteúdos e informações.

Individualização

Um objetivo central da vida moderna é distinguir-se dos demais. Pessoas esperam receber atenção individualizada e ter sua importância reconhecida.

Sociedade do conhecimento

O conhecimento se torna um dos principais recursos econômicos. A habilidade de acessar, processar e organizá-lo é fundamental para empresas e consumidores. Saber é mais importante do que ter.  O conhecimento é um bem de alto valor e é preciso aprender sempre.

Economia colaborativa

O acesso ao serviço é mais importante do que a posse. O importante é a relação que isso está causando em termos de renovação em nosso mundo.

Olhando para este mundo em aceleração, vemos produtos com ciclos de vida mais curtos e expectativa de vida útil mais curta para as empresas. É preciso ser ágil, mas mesmo assim, não há um plano único para o futuro: algumas mudanças podemos prever, outras se apresentarão como surpresas.

Ao desafiar o status quo, há impacto nos modelos de negócio que conhecemos hoje e que precisam ser revisitados continuamente. As oportunidades e os benefícios para o futuro provocarão mudanças inevitáveis e embora a tecnologia influencie fortemente, a pergunta que surge é:  o quanto pessoas interconectadas poderão mudar este futuro a partir de experiências e novas perspectivas?

Empresas que se mantém competitivas tem buscado desenvolver a capacidade de aprender com as pessoas das próprias organizações, colocando o aprendizado contínuo no foco do dia a dia e como fator de sucesso para o futuro. Elas preparam suas pessoas chave para liderar de novas formas, com foco no futuro.

Criar objetivos comerciais e sociais valorizam o propósito, fomentando uma cultura de inovação disruptiva e a inserção de mudanças significativas nos métodos adotados, nas metas a serem alcançadas, em organizações que realmente aprendem.

O seu futuro e o futuro da sua empresa dependem de manter uma mente aberta, ter disposição para aceitar incertezas e riscos e abraçar a mudança, adaptando-se a qualquer acontecimento.

Espero que você encontre inspiração e insights, que faça ligações entre as tendências e como elas se relacionam e construa sua base para o futuro.

Transformamos ambientes de negócios, ajudando empresas a mudar realidades, utilizando abordagens únicas em cada projeto. Conectamos teoria e prática, utilizando situações reais para construir o conhecimento, a partir das experiências das pessoas que fazem parte das organizações.