O Passarela de Negócios em Lima, Peru, comandado pelas Diretoras da Aliar Integração de Negócios, Daiane Catuzzo e Rosani Coelho, foi realizado no dia 10 de março, na Câmara de Comércio de Lima e superou as expectativas das organizadoras, um público de aproximadamente 80 mulheres interagiram neste primeiro encontro.
O Peru é a quinta maior economia com níveis mais elevados de empreendedorismo do mundo e o segundo maior na região, de acordo com o relatório Global Entrepreneurship Monitor (GEM) 2014, do Instituto de Economia e Desenvolvimento de Negócios (IEDEP) Chamberof, relatado no Comércio de Lima (CCL). As mulheres representam 37% das empresas peruanas.
A participação no Passarela de Negócios foram de empresárias de diferentes segmentos, comércio, indústria e serviços e, independente disso, todas estão em busca de firmar-se no mercado de trabalho e muitas demandas foram sinalizadas pelas peruanas de forma similar as que são discutidas pelas empresárias gaúchas, nos eventos realizados em Caxias do Sul.
Para a realização deste grande evento, a preparação da Aliar para aterrisar em outro País foi um dos diferenciais. “Antes da realização do evento procuramos entender bem a realidade do País, inclusive adequando a linguagem para a realidade local”, comenta Daiane.
A Diretora da Aliar, acrescenta que muitos depoimentos emocionantes e histórias de encorajamento a partir do Passarela foram vistos. “No evento, umas das participantes brasileira relatou que vivia há três anos em Lima e foi a primeira vez que falou para um grande público em espanhol, pois antes não tinha tido coragem para isso”.
A Aliar pretende intensificar a atuação internacional e já está em negociação com outros países. No Peru, a segunda edição do Passarela de Negócios será realizada no mês de maio e também tem previsões para ser realizado em mais quatro províncias do País, com datas a serem definidas.