2020 foi um ano marcado por grandes mudanças e neste contexto empresas me procuraram buscando apoio no planejamento do futuro.
Muitas foram as experiências vivenciadas até criar um tipo diferente de método de planejamento, que transforma todo o processo de formulação da estratégia. Eu o chamo de planejamento libertador, porque as empresas precisam de uma estratégia para transformar ideias e ambições em realidade e avaliar a interação entre o seu Propósito e as suas ações.
O futuro se desenvolve em um caminho pouco previsível, com mercados em rápida evolução e sujeitos a interrupções a qualquer momento. É preciso moldar o futuro enquanto nos adaptamos de forma criativa ao presente. O planejamento libertador reúne as pessoas e partes interessadas, de uma maneira dinâmica, interativa e adaptativa para planejar em torno de 3 questões centrais:
Contexto
Por que o que fazemos é importante para nós e para a sociedade?
O que está acontecendo ao nosso redor que exige uma mudança criativa?
Desafio
Por onde começamos?
O que parece possível de ser feito agora?
Que desafios devemos enfrentar para progredir?
Ação
Que grandes ideias parecem possíveis agora para o nosso Propósito?
Como estamos saindo do estado atual para o nosso estado desejado (futuro)?
A partir de atividades estruturadas, o planejamento é construído e cada participante é convidado a explorar a interação ação e propósito de forma contínua, tanto individual quanto coletivamente. Liberdade e responsabilidade pela estratégia é tarefa de todos que se apropriam e colocam em ação as medidas necessárias para o crescimento da organização.
Durante o processo é realizada uma análise se as abordagens testadas podem ser ampliadas ou se a destruição criativa pode criar novos espaços e assim identificar oportunidades e possibilidades.
Trabalhar com a incerteza é desafiador, mas pode ser produtivo e impulsionar mudanças transformadoras.
Você está pronto?
Quer saber mais sobre planejamento na incerteza? Fale conosco: rosani@aliarconsultoria.com.br – www.aliarconsultoria.com.br