2020 mudou nossas vidas, impactou nossas escolhas e comportamentos e nos mostrou como o mundo pode ser imprevisível. Incerteza, resiliência e adaptação serão as constantes dos próximos anos.
ACESSE CONTEÚDO BÔNUS DESTE ARTIGO!
“Ao longo da história, após uma crise global, uma nova era de pensamento começa”. Ao olharmos para o futuro, uma riqueza de mundos potenciais se abre diante de nós. Alguns são assustadores, alguns são emocionantes e todos eles são amplamente inexplorados. O que fizermos agora definirá o resto do século. As empresas têm permissão e espaço para pensar e fazer diferente. ”
Mark Curtis
Head of Innovation and Thought Leadership at Accenture Interactive
É importante conhecer o conjunto de forças relacionados a mudanças sociais, econômicas, demográficas, ambientais e tecnológicas que moldam o nosso futuro e as nossas vidas: são as megatendências. Elas representam mudanças a longo prazo nos hábitos ou atitudes dos consumidores e isso tem impacto nos mais diversos mercados e setores.
Tendências estão muito mais próximas e ligadas ao nosso presente
É preciso compreender as megatendências e as tendências para dar flexibilidade, agilidade, criatividade e inovação em nossas vidas e nossos negócios. O olhar para o hoje e para o futuro, de forma simultânea, é uma capacidade adaptativa essencial nesta nova realidade.
O número de habitantes no planeta cresce cada vez mais. Seremos mais de 9 bilhões em 2030 e precisaremos de novas tecnologias para o desenvolvimento de modelos de construções sustentáveis, por exemplo.
A sociedade vem mudando rapidamente e as empresas são desafiadas a transformar seus produtos e serviços para atender consumidores cada vez mais informados e exigentes. A diversidade é reconhecida e estimulada e a transparência é exigida.
Tudo é muito rápido e isso torna a realidade mais complexa. Ao mesmo tempo, criar um negócio que pode chegar ao mundo inteiro em um curto espaço de tempo, é algo factível e que acontece cada vez mais.
O conhecimento se tornou um dos principais recursos econômicos e é necessário habilidades para acessar, processar e organizar: saber é mais importante do que ter. O conceito do lifelong learning é cada vez mais presente: aprendemos a vida toda…
O nosso desafio é acompanhar todas estas mudanças e avaliar de que forma se combinam e influenciam os acontecimentos e o rumo dos negócios e da vida.
4 Business Trends
Olhando para as “business trends”, podemos perceber que é essencial o alinhamento de propósito e uma visão de futuro que desafie e impacte positivamente os negócios e a sociedade.
Velocidade e fluidez são premissas importantes e para isso a liderança precisa ser compartilhada, formando times e se colocando a disposição para eles, com autonomia e suporte às decisões
As estruturas precisam ser adaptadas e permitir experimentação e os erros naturais que decorrem de processos de inovação.
Em relação às pessoas, além das hard skills, como formação profissional e o aspecto técnico, as soft skills, voltadas às habilidades relacionadas ao comportamento serão muito relevantes neste novo contexto. Elas estão atreladas a personalidade e as experiências e podem ser traduzidas como empatia, colaboração, inteligência emocional, flexibilidade, pensamento criativo, resiliência, capacidade analisar e resolver problemas, entre outras.
Praticar a cocriação, construindo de forma coletiva, a partir da troca de experiências e expertises em diferentes ambientes.
7 Grandes Mudanças
2020 desencadeou uma série de mudanças e é provável que muitos chegaram para ficar, redefinindo o século 21.
1. A ascensão do trabalho remoto
O mundo descobriu uma nova forma de trabalhar, que oportuniza reduzir custos por parte das empresas e oferecer uma vida pessoal e profissional mais equilibrada para os colaboradores.
Novos aplicativos para reuniões e capacitações remotas surgiram e cresceram rapidamente, como é o caso do Zoom que teve uma valorização de mais de 750% em 2020.
As vantagens são tão positivas que muitas empresas deverão manter este formato de trabalho daqui para a frente.
Ao mesmo tempo será necessário novos modelos de gestão de pessoas que contemplem o trabalho remoto.
2. Colaboração e Cocriação
Velocidade e adaptação rápida demandam novas formas de fazer as coisas. Muitas empresas criaram equipes multidisciplinares e estabeleceram parcerias para inovar em seus modelos de negócios.
3. Ecossistemas de Negócios
Negócios que abrem espaço para outros negócios, integrando quem oferta seus produtos/serviços com quem tem interesse na compra dos mesmos. Não é um modelo novo, é verdade, mas é uma tendência que se destaca cada vez mais e que apresenta alguns desafios como estimular o crescimento, agregar valor aos parceiros e oferecer formas mais ágeis nas transações.
4. Agilidade Organizacional
Agilidade é a capacidade organizacional de se renovar e ter sucesso em ambientes complexos, turbulentos e dinâmicos. É ter um olhar para o hoje e para o amanhã, de forma a praticar uma gestão estratégica adaptativa e isso implica em:
– Olhar para as oportunidades e priorizar.
– Trabalhar de forma colaborativa – múltiplas visões.
– Iterar – fazer e refazer buscando melhorar sempre.
– Praticar a ambidestria organizacional – cuidar do curto prazo, sem perder de vista o futuro.
5. Da Posse para o Uso
O comportamento das pessoas vem mudando e hoje o valor está mais ligado ao ser do que ao ter. É usufruir de algo sem ter a posse. Isso traz um novo olhar para a forma que fazemos negócios e novas oportunidades de mercado.
6. Inovação nos Modelos de Gestão e Negócios
Há muito tempo se ouve a frase: o sucesso do passado não garante o sucesso no presente. Hoje ela é ainda mais verdadeira e demanda a renovação e a inovação nos modelos de gestão e negócios. Isso demanda um repensar das empresas e muito foco nos pontos que são essenciais ao seu crescimento.
Refinar o planejamento e orientá-lo para a ação, criar e priorizar estratégias, a partir de ciclos mais curtos, que permitam acompanhar o mercado e aprimorar o negócio de forma mais ágil.
7. Lifelong learning
Em português, “lifelong learning” é aprendizado ao longo da vida e isso significa que sempre podemos e devemos aprender algo novo. Vale tanto para a vida pessoal quanto para a profissional, resultando em uma jornada constante de desenvolvimento. Demanda uma mudança de mindset (mentalidade) e a disposição para se reinventar sempre que necessário.
É desta forma que vamos lidar com as transformações e a complexidade do mundo em que vivemos.
“O futuro é construído pelas nossas decisões diárias, inconstantes e mutáveis e cada evento influencia todos os outros”. Alvin Tofler
Reflexões e Conclusão
O mundo dos negócios não voltará a ser o que era.
Não há respostas definitivas e a incerteza não vai desaparecer, mas podemos criar futuros possíveis a partir do pensamento crítico, da criatividade e da inovação.
Embora não haja concordância em relação ao autor desta frase, se Charles Darwin ou Leon Megginson, acredito que vale finalizar com a mensagem que ela traduz:
“não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças”.
VOCÊ ESTÁ PRONTO?
BAIXE GRÁTIS: 1 E-BOOK + 2 MAPAS VISUAIS SOBRE AS MEGATENDÊNCIAS!