img img img img

Como desenvolver a sua habilidade de liderança

Embora muitas pessoas não acreditem, todos podemos ser líderes. Pois a liderança não vem pronta, não é uma qualidade nata. Ela é construída ao longo do tempo e está muito mais ligada a aproveitar as circunstâncias do que ser refém delas.

Liderar é mais do que ter pessoas sob o comando. É ajudá-las a preencher suas necessidades e desenvolver suas qualidades para que possam crescer e alcançar maiores patamares. É uma jornada evolutiva, baseada na mudança, na transformação e na capacidade de lidar com o imprevisível, indo além do óbvio.

“Um chefe você obedece, um líder você segue, procura e admira.”

Mario Sergio Cortella

Uma boa líder precisa ter algumas habilidades, tais como motivação, interesse, empatia e boa comunicação, e essas qualidades podem ser trabalhadas. Você pode começar hoje mesmo a desenvolver a sua habilidade de liderança com pequenas mudanças de comportamento, como por exemplo:

Mostrar interesse na organização

Caso você esteja em uma organização e pretenda assumir posições de liderança dentro dela, é importante que você demonstre interesse nos assuntos que a rodeiam e esteja sempre por dentro do que acontece na sua empresa. Ser uma boa líder passa por entender como funciona a sua organização, todos os meandros do dia a dia e, principalmente, como o relacionamento entre as diversas áreas impacta no trabalho da sua equipe.

Buscar conhecimento

Essa é uma das atitudes mais importantes para desenvolver a sua habilidade de liderança. Estar em um processo de aprendizado constante mantém a líder atualizada e preparada para lidar com todos os desafios do dia a dia da sua organização, sejam eles relacionados à gestão de tempo, planejamento estratégico ou até mesmo de relacionamentos.

Uma boa líder também serve de exemplo. Ao buscar conhecimento para melhorar suas habilidades, ela instiga sua equipe a fazer o mesmo. Iniciando assim um ciclo de aperfeiçoamento na organização.

Cultive com cuidado as suas relações interpessoais

Prestar atenção à forma como você se relaciona diariamente com as pessoas também pode te ajudar a se aperfeiçoar como líder. Uma boa gestora conhece seus colegas, entende as suas qualidades e seus pontos de melhoria, e utiliza esse conhecimento para direcionar tarefas e motiva-los. Isso cria empatia, confiança e respeito, essenciais em uma equipe, especialmente entre líderes e liderados.

Dê feedbacks

Algo importantíssimo na relação entre líder e liderada é o retorno. Pois mostra o comprometimento da líder com a melhoria pessoal e profissional do subordinado e dos processos, ajudando no processo de criação de empatia. Busque um método de abordagem e aprenda a dar à sua equipe um retorno sobre suas ações, maus e bons comportamentos, hábitos e desempenho profissional. Busque ser o mais justa, objetiva e específica, respeitando a personalidade de cada indivíduo.

Essas são apenas algumas ações que você pode tomar diariamente, até torna-las um hábito e, futuramente, incorporá-las a sua personalidade, o que nos leva à nossa última dica:

Autoconhecimento

Esse é talvez o pontapé inicial para qualquer mudança, seja de cunho pessoal ou profissional. Conhecer a si mesma, seus pontos fortes e fracos, ajuda a identificar as oportunidades de melhoria e autodesenvolvimento. O domínio pleno dessa capacidade conduz à um estágio de conhecimento das suas competências e potencializa sua atuação, principalmente no meio profissional.

Você pode dar o primeiro passo agora mesmo. Fazendo o teste abaixo, você identifica seus pontos fortes e entende os seus pontos fracos a serem desenvolvidos ou eliminados.