img img img img

Diálogos Aliar: Conectando ideias com André Luis Rossetti

André Luis Rossetti, Diretor de Atendimento e Relacionamento, TOTVS Rio Grande do Sul, Unidade Serra Gaúcha, é o entrevistado da Aliar no mês de dezembro.

Conte um pouco sobre a sua trajetória profissional: Sou formado em Ciências da Computação e iniciei minha carreira criando uma pequena empresa de TI focada em Software de Gestão para Manufatura, em 1992. Em 2005 optei por aliar-me à então RM Sistemas, que na ocasião era a terceira maior empresa de Software de Gestão do Brasil, a qual foi adquirida pela TOTVS em 2006. De lá para cá, sou sócio da unidade local e atuo como Diretor de Atendimento e Relacionamento, cuidando de vendas e entrega de projetos.

O que é necessário para ser um bom empresário e perpetuar um negócio? Espírito empreendedor, capacidade de execução e persistência… aliado, é claro à formação necessária, ou seja, conhecimento do seu segmento de negócio. Saber se comunicar também é essencial, bem como a capacidade de se reinventar, sempre que necessário. Ouvir os conselhos dos melhores mentores ajuda, mas nunca devemos esquecer que a decisão é responsabilidade do empresário, com seus ônus e bônus decorrentes.

Quais foram as principais mudanças que ocorreram durante a história da empresa no mercado em que atua, e como as enfrentou? Ocorreram mudanças mercado, onde nos últimos 23 anos passamos por várias situações econômicas diferentes, as quais tivemos que atravessar com criatividade e persistência; além disso mudanças de tecnologia, vitais para a o segmento, onde sempre é necessário estar atualizado, e por isto a opção por TOTVS, uma empresa pioneira e com tecnologia própria; e agora também a mudança no perfil das gerações, ou seja, saber atuar com a nova geração de profissionais, a chamada geração Y, que exige muito mais habilidade na gestão de pessoas.

Como a empresa está inserida no mercado hoje: a TOTVS atua em diversos segmento de mercado: Agroindústria, Manufatura, Distribuição, Logística, Varejo, Construção e Projetos, Educação, Saúde, Serviços, Jurídico e Financial Services; Além disso, atuamos nos diversos portes de cliente: pequenos, médios e grandes. E cada vez mais estamos presentes no mundo Cloud, ou seja, tecnologia nas Nuvens, com nossas ofertas SaaS.

Quais os segmentos que a TOTVS unidade Rio Grande do Sul atua?

Com exceção de Jurídico e Financial Services, onde temos unidades específicas destes segmentos para atuação no RS, ligadas à própria TOTVS S.A., atuamos em todos os demais segmentos citados anteriormente: Agroindústria, Manufatura, Distribuição, Logística, Varejo, Construção e Projetos, Educação, Saúde e Serviços. Possuímos hoje dois escritórios, a sede Porto Alegre e a Unidade de Caxias do Sul. Atendemos o estado com aproximadamente trezentos participantes e mais uma rede de relacionamento TOTVS que pode trazer especialistas de qualquer parte do país para atender projetos específicos no RS.

Vocês possuem programas voltados para Consultores? Como funciona?

A TOTVS Rio Grande do Sul entende a extrema importância das Consultorias para apoio às empresas de uma forma geral. São profissionais que trazem experiência e especialização nas áreas em que atuam, alavancando resultados. Temos um programa de parceria para consultores onde podemos atuar em conjunto em nossos clientes. Acreditamos que TOTVS, com nossas soluções, e consultores, com seu conhecimento especialista, juntos potencializamos os resultados que nossos clientes podem obter.

Quais são as perspectivas da empresa para o ano de 2016?

Trabalharemos mais intensamente do que nunca, acreditamos que o Brasil vai melhorar, e que fazemos parte do Brasil que dá certo. Vamos continuar a estabelecer metas realistas, mas desafiadoras. Esperamos poder ajudar em muito nossos clientes nos mercados que atuamos pois, na hora da crise, as empresas precisam aumentar produtividade e reduzir custos e, nossas soluções e serviços alavancam juntamente estes dois principais itens.

Deixe uma frase, um conselho, uma dica, para finalizar:

Não vamos nos paralisar com as “tempestades” que estamos vendo todo dia na televisão, nos jornais, e enfim, nas mídias. Existem problemas sim, mas vamos trabalhar e fazer a nossa parte!