img img img img

Diálogos Aliar: Conectando ideias com Ivane Maria Remus Fávero

A convidada para o Diálogos Aliar do mês de abril é Ivane Fávero, Secretária de Turismo e Cultura de Garibaldi, recente painelista do Jogo de Damas Edição Caxias do Sul. Confira a entrevista que realizamos e inspire-se em sua trajetória profissional.

Nome Completo: Ivane Maria Remus Fávero

Nasci em: Dolorata – Santa Tereza (antigamente, pertencia a Bento Gonçalves)

Já fui: Menor aprendiz, digitadora de editora, secretária, vendedora, empresária, professora, diretora, consultora, gestora de turismo, secretária municipal de turismo e cultura.

O melhor conselho que já recebi: A verdade sempre e só o amor vence.

Minha palavra preferida é: Amor

Meu hobby: Assistir filmes, ler, cozinhar e viajar

Meu livro preferido: São muitos. Cito o que eu estou lendo agora “O Futuro Chegou” de Domenico De Mais.

A melhor estratégia para o sucesso é: Estudo e trabalho. Unir o conhecimento à prática.

O que mais gosto no meu trabalho é: A diversidade de assuntos, o dinamismo e, principalmente, a possibilidade de contribuir com o desenvolvimento de um município, de uma região.

Quais foram os principais desafios da sua carreira? Foram muitos. Primeiro, obter o reconhecimento numa profissão ainda não reconhecida. Segundo, conciliar a maternidade com o trabalho. Terceiro, alcançar cargos de chefias comumente ocupados por homens.

Quais são as principais lembranças da sua carreira? Como gestora pública do turismo e da cultura, foi ter desenvolvido uma metodologia de trabalho para o desenvolvimento dos municípios em que atuo e poder ver, na prática, o retorno de cada ação, seja no desenvolvimento de novos empreendimentos, na preservação do patrimônio, ou, ainda, na felicidade gerada, por exemplo. Como professora, a alegria de encontrar ex-alunos atuando com sucesso na atividade turística. Como consultora, a possibilidade de ter conhecido boa parte do Brasil, aplicando uma metodologia desenvolvida.

Qual conselho você daria para um jovem empreendedor? Persistência, trabalho, capacitação contínua e muita alegria no que faz. Trabalhar em algo que lhe gere satisfação e orgulho.

Você participa ou já participou de programas desenvolvidos pela Aliar? Quais? De que forma eles auxiliaram no desenvolvimento pessoal ou profissional? Sim, fui painelista do Jogo de Damas. O Encontro une mulheres empreendedoras e que possibilita a troca de experiências e informações. Para finalizar, uma frase, ou pensamento marcante em sua vida: “E vamos em frente!” e se não der, enfrente! E ainda, “Escolha ser feliz!”.