Por: Rosani Coelho
Temos vivido momentos de ruptura e de transformação na economia e no mundo, o que demanda um novo olhar para o ambiente corporativo, que se torna mais complexo dia a dia. Uma nova postura é exigida dos líderes em termos de estilos pessoais e gerenciais. Esta postura deve ser voltada para uma nova realidade diferenciada e que exige uma capacidade e competência diária para adaptação aos novos desafios.
É neste momento que se torna necessário a quebra de paradigmas e a busca por novos modelos, métodos, técnicas, instrumentos, Acima de tudo, ter atitude, necessária para a mudança que já não se apresenta como opção pois é preciso que aconteça, a inovação, a sobrevivência e o sucesso no mercado competitivo em que estamos inseridos.
As transformações nas bases da concorrência, o surgimento de novos modelos de gestão e a própria mudança nas necessidades e exigências dos clientes, têm impacto direto na gestão das empresas de todos os portes. Gerir empresas é desafiador e hoje se exige muito dos gestores, que precisam estar preparados para perceber, decidir e agir em condições adversas. O relacionamento humano, de forma extensiva à toda a cadeia do negócio, incluindo aqui colaboradores, clientes, fornecedores, parceiros e sociedade.
As exigências para 2016 e para os anos que virão é de uma informação muito mais qualificada e com grande velocidade, direcionando para rápidas tomadas de decisão. Preparar-se para este futuro tão próximo requer competência, persistência, novos olhares para situações já vividas, inovação, reconhecimento de desafios e riscos que envolvem os negócios,
O mundo mudou, o País mudou, os problemas são mais complexos. Muitos são os desafios pela frente e há muito para se fazer. Este é o momento para sermos mais competitivos, fazendo sempre melhor, mesmo que os recursos, muitas vezes, não sejam os mais adequados. Estando preparados para aproveitar as oportunidades que se apresentam e as que ainda virão.
O momento é de pensar diferente, agir diferente e fazer diferente…fica a dica para reflexão de um trecho de uma campanha publicitária da empresa de um dos maiores inovadores dos últimos tempos: Steve Jobs.
Pense Diferente Isto é para os loucos, os rebeldes… Os que são peças redondas nos buracos quadrados. Os que vêem as coisas de forma diferente. Você pode citá-los, discordar deles, negá-los ou glorificá-los. A única coisa que você não pode fazer é ignorá-los. Porque eles mudam as coisas. Eles inventam. Imaginam. Curam. Exploram. Criam. Inspiram. Eles empurram a raça humana para frente. Talvez eles tenham de ser loucos. Como você pode olhar para uma tela vazia e ver uma obra de arte? Ou sentar em silêncio e ouvir uma música que não tenha sido escrita? Ou então, olhar para um planeta vermelho e ver um laboratório sobre rodas? Enquanto alguns podem vê-los como loucos, nós os vemos como gênios. Porque os que são suficientemente loucos para pensar que podem mudar o mundo, são os que realmente o fazem”.